segunda-feira, 11 de maio de 2015

Enzimologia aplicada à odontologia


Saliva




http://www.novadentalcr.com/wp-content/uploads/2013/08/saliva_samples.jpg


A saliva é um liquido claro que apresenta PH entre 6 e 7 e contém em sua composição: água, sais minerais e substâncias orgânicas. Ela apresenta inúmeros papeis fundamentais na mastigação dos alimentos, formando o bolo alimentar e favorecendo a digestão e deglutição. Além disso, a saliva atua na proteção da mucosa bucal, através do controle da microbiota bucal. Por ser básica, a saliva atua neutralizando a acidez bucal causada pela fermentação de restos de alimentos pelas bactérias bucais. Ou seja, a saliva é primordial no processo de defesa contra a cárie dental.

Existem enzimas atreladas às funções da saliva, No sistema digestório, insalivação se dá por uma ação química da enzima ptialina (amilase salivar) - componente da saliva que é um fermento de teor alcalino. Outro componente da saliva é a enzima Lactoperoxidase (Lisozima), que atua controlando o crescimento microbiano, ou seja, apresenta efeito bactericida, prevenindo a cárie.


Em suma, é muito importante a necessidade de interagir as disciplinas da saúde, como a bioquímica e a odontologia em geral, com a finalidade de desvendar novos conhecimentos e aplica-los à realidade dos acadêmicos e dos dentistas. A fim de explicar melhor o funcionamento das enzimas, publicaremos um vídeo educativo posteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário